Rearmonização com modulação e AEM

Agora que já exploramos o conceito de substituição do modo grego, iremos avançar para os três últimos itens que mencionamos sobre rearmonização: utilização de cadências, modulações e acordes de empréstimo modal (AEM). Iremos abordar primeiro modulações e AEM, para então finalizar o estudo com as cadências.

A ideia que utilizaremos para as modulações e AEM será a mesma ideia que aplicamos na substituição do modo grego: pensar na melodia.

Então vamos lá:

Já sabemos que a melodia inicial está na nota Sol. Essa nota é a terça maior do acorde Eb7M. Então isso significa que podemos utilizar Eb7M para começar essa música!  Viu só como esse conceito de melodia e acordes abre muitos horizontes?! Nossa música passou a começar com:

Eb7M 

Atirei o pau no gato – to

Como a nota Fá é a melodia do próximo trecho, podemos pensar no acorde Dm7(b5), pois Fá é a terça menor de Ré. Note também que Dm7(b5) pertence ao campo harmônico de Eb, então continuamos nessa tonalidade.

Eb7M   

Atirei o pau no gato – to

           Dm7(b5)  

Mas o gato – to

No próximo trecho, a nota da melodia é Mi, então podemos experimentar colocar o acorde C7M ali. Daqui para a frente, continuaremos a música com acordes da tonalidade de Dó maior (a original da música). Isso significa que fizemos uma modulação! Passamos da tonalidade de Eb7M para Dó maior.

A melodia permitiu isso tranquilamente. Legal, e que tipo modulação foi essa? Foi uma modulação para o tom homônimo! Eb7M é a relativa maior de Dó menor, ou seja, isso significa que antes estávamos em Dó menor e agora fomos para Dó maior. Nossa música ficou:

Eb7M   

Atirei o pau no gato – to

           Dm7(b5)  

Mas o gato – to

             C7M–> modulação   

Não Morreu – reu – reu

              F

Dona Chica – ca

          Em7

Admirou-se – se

           G7

Do berro

                                        C7M

Do berro que o gato deu: Miau !

Muito bem, vamos colocar agora um AEM nessa jogada. A melodia no trecho “Dona Chica-ca” está na nota Lá. Essa nota é a terça menor do acorde F#m7(b5), então podemos utilizar esse acorde. A música ficaria:

Eb7M   

Atirei o pau no gato – to

             Dm7(b5)  

Mas o gato – to

               C7M–> modulação      

Não Morreu – reu – reu

           F#m7(b5) –>AEM

Dona Chica – ca

         Em7

Admirou-se – se

            G7

Do berro

                                        C7M

Do berro que o gato deu: Miau !

Ouça: rearmonização4.gpro

Ok, e se alguém perguntasse: “de onde veio o acorde F#m7(b5)? Afinal, esse acorde não faz parte do campo harmônico de Dó maior”. Nossa resposta poderia ser: Ele é um acorde de empréstimo modal do modo lídio!

Explicação: F#m7(b5) pertence ao campo harmônico de Sol maior. Isso equivale a dizer que F#m7(b5) pertence ao campo harmônico de Dó lídio. Portanto, esse acorde está sendo emprestado desse modo.

Muito bem, já incluímos modulação e AEM nessa música. Agora é hora de finalizarmos esse tópico acrescentando cadências nessa rearmonização que fizemos! Acompanhe isso na parte 5 desse tópico!

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