O acorde de segundo grau maior II7

No campo harmônico maior, o acorde de segundo grau é menor. Porém, um recurso interessante (muito utilizado) é tocar o segundo grau maior. A sensação produzida assemelha-se a um dominante secundário, pois o segundo grau maior poderia servir de V7/V (dominante do dominante). Por exemplo, na tonalidade de Dó maior, o Ré é menor, então tocar Ré maior passaria a sensação de preparação para o quinto grau (sol). Sem acrescentar a sétima (D7), a sensação de dominante fica atenuada.

Mostraremos alguns exemplos de utilização do segundo grau maior, para que você se acostume com essa sensação:

  • Neste primeiro arquivo do Guitar Pro, a tonalidade está em Dó maior. Observe a sensação do acorde Ré maior nesse contexto: IIgraumaior.gpro (é preciso ter o software Guitar Pro instalado para abrir o arquivo)
  • Agora preste atenção no acorde B7 dentro da tonalidade de Lá maior. Repare que ele está servindo de dominante secundário para Mi maior: II7.gpro

Como improvisar sobre o acorde de segundo grau maior (II7)

Muito bem, agora digamos que você está improvisando um solo em uma música que contém um segundo grau maior. O que fazer? Você pode utilizar em cima dele a escala menor melódica que se localiza uma quinta acima dele. Alguma surpresa nisso? Não, pois é o mesmo recurso que utilizamos para dominantes não alterados, e nós já comentamos aqui que o segundo grau maior passa a sensação de dominante secundário.

Podemos considerar também que o acorde de segundo grau maior é um AEM do modo lídio. Isso não altera os recursos que podemos utilizar do ponto de vista de improvisação, pois a ideia seria a mesma que acabamos de comentar.

Ouça os exemplos que mostramos e pratique esse conceito em cima de outras músicas também. Treine seu ouvido para identificar a sensação de um segundo grau maior. Como muitas vezes esse acorde contém a sétima (para marcar definitivamente a função dominante), ele acaba sendo denotado por II7.

Esse acorde aparece não só em estilos musicais ricos harmonicamente, mas também em músicas populares, proporcionando variações interessantes. Agora que você já conhece esse recurso, procure identificá-lo sempre que puder.

Ir para: O acorde de quarto grau #IVm7(b5)

Voltar para: Menu Módulo 10