Tercina

Curso em Vídeo Aulas
curso de musica

Tercina é a divisão de um tempo em três partes.

Já mostramos um exemplo de como contar um tempo em 4 partes. Se, em vez de contarmos até 4, dividimos o tempo entre um “bip” e outro do metrônomo em 3 partes, temos a chamada tercina. Tocar notas em tercina nada mais é do que distribuir notas pensando em um tempo dividido por três. Por exemplo, se essas notas abaixo (simbolizadas como colcheias) estivessem marcadas como tercinas (número 3 em cima das notas):

Exemplo de tercina

 tercina

Você pensaria o seguinte: o natural seria dividir uma semínima em 2 partes e cada parte representaria uma colcheia. Mas como elas estão marcadas como tercinas, eu devo dividir as semínimas em 3 partes em vez de 2 partes e cada parte vai ser o tempo dessa “colcheia em tercina”.

 A mesma lógica se aplica às demais figuras musicais. Por exemplo, uma semicolcheia em tercina é uma colcheia dividida em 3 partes em vez de 2.

Sextina

A sextina é a mesma coisa que a tercina, só que você deve dividir em 6 partes ao invés de 3.

Portanto, quando você ouvir por aí as palavras “tercina” e “sextina” agora já sabe que significam 3 notas por tempo, ou 6 notas por tempo.

Muitas vídeo-aulas na internet trazem professores utilizando os termos “tercina” e “sextina” na demonstração de solos. A rigor, o professor que está mostrando um solo deveria dizer, em cada caso, se a tercina é de colcheia, semicolcheia, etc. Quando ele não fala nada e diz apenas “tercina” ou “sextina”, entenda que é apenas uma subdivisão em 3 ou 6 partes do tempo (batidas) que ele está mostrando.

Recomendamos fortemente que você pratique os conceitos que acabou de aprender sobre partitura utilizando Noteflight, Guitar Pro, ou algum outro software onde seja possível escrever os tempos na partitura e ouvi-los. Sem ter uma referência, você não vai saber se está dividindo corretamente os tempos das figuras rítmicas. A melhor coisa para praticar é ouvir um metrônomo, escrever algumas notas com diferentes figuras rítmicas e conferir se você está tocando-as corretamente com um software. Para dominar as tercinas e sextinas isso é essencial. Fica a dica!

Conheça nosso curso completo de partitura em videoaulas clicando aqui.

Ir para: Descomplicando a Música

Voltar para: Menu Partitura