Bequadro, dobrado sustenido e dobrado bemol

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Antes de analisarmos outros tipos de acidentes (bequadro, dobrado sustenido e bemol), vale a pena mencionar que além dos acidentes que são a armadura de clave, o compositor poderá acrescentar outros acidentes ao longo da partitura. Observe abaixo:

acidentes ao longo da partitura

Nesse caso, a aplicação é bem óbvia mesmo, um sustenido ao lado da nota Dó indica que você deve tocar Dó#. Preste muita atenção apenas em um detalhe, esse “#” vale para todo compasso! Logo, se você tem outro Dó no mesmo compasso, esse também vai ser sustenido (apesar de não estar indicado). Já o compasso vizinho não sofrerá essa alteração. Grave bem: Os acidentes só têm poder no compasso em que estão inseridos! A lógica é a mesma para os bemóis.

Obs: Compasso é o espaço compreendido entre duas barras verticais | |. Falaremos mais sobre eles quando explicarmos os tempos na partitura.

Vamos ver então outros acidentes que eventualmente podem aparecer:

Dobrado bemol

dobrado bemol

Este é o dobrado bemol. Quando você avistá-lo, em vez de descer um semitom (bemol) desça dois!

Dobrado sustenido

dobrado sustenido

Apesar de não ter nada a ver com o sinal de sustenido, esse é o dobrado sustenido. Ele indica que você deverá subir dois semitons.

Bequadro

bequadro

Por último, existe um sinal que anula os acidentes bemol e sustenido, o chamado “bequadro”. Ele é utilizado de duas maneiras:

Para anular um acidente dentro de um compasso (destacado em vermelho):

bequadro em um compasso

Para anular um acidente da armadura:

bequadro na armadura

Obs: Assim como os próprios acidentes, o bequadro só tem poder dentro de um mesmo compasso.

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