Captadores para Guitarra – Como escolher o seu

Os Captadores de uma guitarra são os responsáveis por ler a intensidade da vibração das cordas, produzida por seu toque, sua batida, seu solo, etc. Essa leitura irá gerar uma forma de onda influenciada pelas características da guitarra (madeira, formato, modo de fabricação, etc.). Depois dessa leitura, os captadores levam o sinal até o amplificador, para depois chegar aos seus ouvidos. Você já deve estar percebendo a importância que os captadores têm no resultado final do som de sua guitarra, então está na hora de conhecer os tipos de captadores para guitarra que existem:

Os captadores Magnéticos e os Piezoelétricos

Um captador magnético funciona com o princípio do eletromagnetismo (um ímã com fios envoltos nele: bobina). Já o captador piezoelétrico funciona com o princípio da piezoeletricidade (produção de energia elétrica através da compressão). A grande maioria dos captadores para guitarra são magnéticos. Os piezoelétricos são mais utilizados em violões e instrumentos acústicos. Alguns guitarristas, no entanto, gostam de captadores piezo justamente para produzir um som com aparência mais acústica (observe sempre haverá muitos gostos e preferências quando o assunto é instrumento musical, não se surpreenda com isso).

Muito bem, já que os captadores magnéticos são os mais comuns, vamos ver quais são eles:

Captador Single Coin

captadores single coinEstes captadores ficaram famosos nas Fenders Stratocaster e Telecaster. Geralmente eles possuem uma bobina para cada corda. Em relação ao timbre, eles têm como característica principal um som com bastante brilho. Essa tecnologia também produz um ruído característico. Entre os guitarristas fãs de single coin podemos citar: Jimi Hendrix, Ritchie Blackmore, Mark Knopfler, etc.

Captador Humbucker

captador para guitarra humbuckerEsse tipo de captador ganhou seu destaque nas guitarras Gibson. São também chamados de captadores duplos, pois possuem 2 bobinas. Foram criados com o objetivo de eliminar o ruído dos single coils. Isso foi conseguido com o princípio físico de enrolar uma bobina ao contrário da outra. Em relação ao timbre, possui um som mais fechado e grave. Mais tarde, descobriu-se que utilizando as 2 bobinas poderia-se ter um ganho ainda maior, sem muita adição de ruido. Entre os usuários de humbucker podemos citar como exemplo as bandas de metal (que utilizam distorções mais pesadas) e também guitarristas de jazz (que gostam de um som mais “aveludado”). Esses captadores são largamente utilizados também em guitarras acústicas e outros modelos mais exóticos como o Flying V.

Qual captador você deve escolher?

Como você deve ter observado, o captador Single é indicado para ritmos mais “swingados” e “funkeados” (country, soul, etc.). Já o Humbucker tem um som mais fechado e compacto, sendo muito útil para o rock e para o jazz. Mas nada impede de você utilizar um single para o rock, por exemplo, muitos guitarristas inclusive preferem essa combinação. Vai depender do seu gosto pessoal.

Outro fator interessante é mesclar os tipos de captadores para se ter ainda mais versatilidade. Por exemplo, o modelo Richie Sambora Signature da Fender possui dois captadores single e um captador humbucker. Essa combinação procura mesclar o brilho dos single com a característica grave e menos ruidosa do humbucker. Combinações como essa são ideais para músicos que tocam diversos estilos musicais (como guitarristas de igreja, por exemplo). Há guitarristas também que compram uma Fender e trocam um dos captadores single por um humbucker para diminuir o ruído nas gravações. Enfim, tudo vai depender de seu objetivo e de seu gosto.

A propósito, você já conhece nosso curso de guitarra para iniciantes?

banner curso guitarra

A quantidade e a posição dos captadores na guitarra

Experimente fazer o seguinte teste em um violão: toque com a palheta as cordas na região próxima ao cavalete/ponte. Depois toque na região mais próxima ao final do braço do violão. Você vai reparar a diferença de sonoridade que há em cada posição. Isso ocorre devido à tensão que há sobre a corda e às divisões de forma de onda provocadas com o toque em cada região. Por isso que os captadores não podem ficar em qualquer lugar aleatoriamente; eles são cuidadosamente posicionados. E se você deseja trocar um captador por outro, precisa levar isso em consideração também. Geralmente, quando a ideia é trocar um single por um humbucker, como citamos anteriormente, o captador escolhido é o mais próximo da ponte da guitarra, por captar justamente o som mais agudo e “agressivo”. Para você testar o som de cada captador, experimente trocar a posição de sua chave seletora. Essa chave serve justamente para enfatizar o som de uma região (captação) específica. A posicionada para cima enfatiza o captador mais próximo ao braço da guitarra e vice-versa.

Quanto à quantidade de captadores, isso vai depender do modelo da guitarra. Existem guitarras com um, dois, três, quatro ou mais captadores. A Fender, por exemplo, costuma trabalhar com três captadores.

Outros Tipos

Existem ainda outros tipos de captadores não mencionados aqui, como os Parallel Coils, que possuem uma construção semelhante ao humbucker, mas com o tamanho de um single. Eles possuem uma sonoridade mais moderna, sendo utilizados por guitarristas como Kiko Loureiro.

Existem os captadores Stacked, que possuem 2 bobinas “empilhadas”, com o objetivo de se ter captadores o som de single coil, mas com o cancelamento de ruído semelhando ao dos humbuckers. Há muitos modelos desse captador no mercado, alguns com sons mais modernos e outros com o som mais vintage. Guitarristas que utilizam: Eric Johnson, Yngwie Malmsteen, etc.

Poderíamos citar ainda os catadores Jaguar, Mini humbuckers, Blades Pickups, P-90s, Jazz Master, etc. Na maior parte das vezes, a tecnologia utilizada para cada forma de captador de guitarra vai se basear, de alguma forma, no som e estilo dos single e humbucker.

Existem muitas marcas, modelos e fabricantes. Agora que você já conhece um pouco sobre esse assunto, pode testar e combinar os captadores que mais se adaptam ao seu som.

Conheça nosso curso de como improvisar na guitarra:

como improvisar na guitarra

Para aprender teoria musical em videoaulas descomplicadas, inscreva-se em nosso canal do Youtube.

Ir para: