Graus tonais: supertônica, mediante, superdominante e sensível

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Nessa aula, aprendemos algumas nomenclaturas muito usadas para descrever os graus tonais. Dentro de uma escala, podemos dar a seguinte nomenclatura para os graus:

1º grau: tônica

2º grau: supertônica

3º grau: mediante

4º grau: subdominante

5º grau: dominante

6º grau: superdominante

7º grau: sensível

De onde vêm esses nomes? Nós já conhecemos os nomes tônica, subdominante e dominante, afinal esses são os nomes das funções harmônicas. Segue abaixo a explicação dos demais nomes:

Supertônica: o termo “super” vem do latim e significa “acima de” ou “sobre”. Na prática, significa que “vem depois da tônica”.

Mediante: é o grau que está no meio do caminho entre a tônica e a dominante, por isso o nome “mediante” (médio, meio).

Subdominante: o termo “sub” significa “embaixo” ou “aquilo que vem antes”. Na prática, é aquilo que vem antes da dominante.

Superdominante: da mesma forma que a supertônica, significa aquilo que vem depois da dominante. Esse grau também pode ser chamado de submediante, sobredominante ou relativo.

Sensível: É o grau que traz a sensibilidade para resolver na tônica.

Obs: o sétimo grau se chama “sensível” quando está a um semitom do primeiro grau (exemplo: escala maior). Quando o sétimo grau está a um tom do primeiro grau (exemplo: escala menor), esse grau é chamado de subtônica.

O que você precisa memorizar é o seguinte: da mesma forma que os acordes possuem funções harmônicas, as notas também possuem. Até agora falamos apenas de funções harmônicas no contexto de harmonia, faltou falar no contexto de melodia.

As notas, portanto, que caracterizam as funções harmônicas são as seguintes:

I grau: função tônica

IV grau: função subdominante

VII grau: função dominante

Ou seja, tomando como exemplo a escala de dó maior, a nota dó representaria a função tônica, a nota fá representaria a função subdominante e a nota si representaria a função dominante.

Talvez você esteja pensando:  “Por que a função dominante não é representada pelo quinto grau?”. No caso dos acordes, o quinto grau possui um trítono. Quando analisamos melodicamente, a nota que melhor caracteriza a função dominante é a sensível, pois ela está a um semitom de distância da tônica (caminha cromaticamente para resolver na tônica). Por isso ela é a nota que melhor representa a função dominante.

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