Como ler os tempos da partitura na prática

Curso em Vídeo Aulas
curso de musica

Agora que você já aprendeu os tempos e figuras musicais de uma partitura, vamos mostrar como você pode fazer para ler isso tudo na prática. Nosso objetivo é levar esse conhecimento para a vida real, não queremos que você saia daqui sem aperfeiçoar sua musicalidade. Veja abaixo algumas dicas de como colocar em prática tudo o que aprendeu.

Quando você for tocar um trecho de uma música que tem várias figuras misturadas, por exemplo:

 como ler os tempos da partitura

Mentalize primeiro quanto tempo dura uma semínima utilizando um metrônomo (vai estar escrito na partitura os “bpm” da semínima, então programe o metrônomo para tocar esse tempo). Agora, digamos que você queira saber quanto tempo vai durar aquela nota que está marcada como semicolcheia:

quanto tempo dura

Para acertar esse tempo, divida na sua cabeça essa semínima da música em 4 partes (bata palmas 4 vezes cada vez que o metrônomo tocar). O tempo entre uma batida de palmas e outra vai ser o tempo de duração dessa nota. Para descobrir a duração dessa colcheia:

 duracao de um tempo

Utilize a mesma divisão que você fez antes, mas agora deixe essa nota durar o intervalo de duas palmas em vez de apenas uma.

Para ficar mais fácil essa marcação, procure contar de 1 a 4 mentalmente em vez de bater 4 palmas. Por exemplo, você sabe que o metrônomo vai estar “martelando” o som “bip, bip, bip…” em intervalos de tempo constantes e programados. Esse intervalo de tempo corresponde a uma semínima, nesse caso. Entre um “bip” e outro, você vai contar até 4 e recomeçar essa contagem a cada novo “bip”, dessa forma:

contagem dos tempos

O tempo de uma semicolcheia, portanto, vai ser a duração de sua contagem de 1 até 2 (lembre-se de que o intervalo de tempo entre um número e outro de sua contagem corresponde a uma semicolcheia, pois você dividiu uma semínima em 4 partes).

 Já o tempo de uma colcheia vai ser a duração de sua contagem de 1 até 3, pois isso corresponde a duas semicolcheias (essa é a soma dos intervalos de 1 até 2 + intervalo de 2 até 3).

 A duração de uma semínima é a contagem de 1 até 1 novamente, pois uma semínima corresponde a 4 semicolcheias. Vamos conferir quantos intervalos de semicolcheia temos na contagem de 1 até 1 novamente:

  • De 1 até 2
  • De 2 até 3
  • De 3 até 4
  • De 4 até 1

Podemos ver claramente que há 4 intervalos, totalizando uma semínima, como queríamos demonstrar.

Esse método ajuda muito nossa contagem mental dos tempos, pois dividir um tempo em 4 partes é relativamente simples de se conseguir (desde que o andamento da semínima não esteja muito rápido). Dessa forma, encontrar o tempo de todas as notas e pausas da música vai ficar fácil.

O mesmo método pode ser utilizado para se encontrar as demais figuras, pois basta que mais divisões sejam feitas. Por exemplo, para encontrarmos uma fusa, bastaria dividir o intervalo entre um “bip” e outro do metrônomo em 8 partes. Ou, pensando de outra forma, bastaria utilizar a metade do tempo que você utilizaria para a semicolcheia.

Ir para: Tercinas e sextinas

Voltar para: Menu Partitura